segunda-feira, 21 de outubro de 2013

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL


A constipação intestinal pode ocorrer em qualquer idade e vai desde fezes endurecidas, sensação de esvaziamento retal incompleto, esforço para defecar e ausência/diminuição de movimentos intestinais, fezes diárias com menos de 35g, defecações inferiores a três vezes por semana ou espaço de três dias ou mais sem defecar. Apesar de haver conceitos subjetivos e objetivos a respeito de constipação intestinal, o mais apropriado para se identificar a tal patologia ainda é baseado nesses estados citados acima.
Estudos mostram que dietas pobres em fibras alimentares e ricas em alimentos refinados são apontadas como uma das principais causas da constipação intestinal. Além da ausência de fibra alimentar no organismo, outras razões podem está relacionada com essa patologia, como: falta de exercícios físicos, pouca ingestão de líquidos, além de doenças gastrintestinais.
A fibra tem capacidade hidrofílica, promovendo a retenção de água e aumento do bolo fecal. Com o volume aumentado, há o amolecimento das fezes, promovendo o estímulo mecânico do peristaltismo, o que leva ao aumento da progressão fecal e da frequência de evacuações. Baseado nisto, o indivíduo deve alterar o estilo de vida, persistir no tratamento convencional, mesmo os resultados sendo mais demorados, buscar apoio junto a profissionais qualificados que possam orientá-lo no consumo de alimentos ricos em fibras alimentares, proporcionando, desta forma, maiores benefícios e solucionando, muita vezes, o problema da constipação intestinal.

Veja abaixo algumas dicas para fazer com que a ingestão de fibras vire hábito: 
  • Incluir diariamente no almoço e no jantar verduras cruas como alface, rúcula, repolho, couve, espinafre e outras, assim como legumes cozidos, tais como, abobrinha berinjela, brócolis, couve-flor;
  • Consumir frutas laxativas como laranja e tangerina com bagaço, mamão (com as sementes), melancia, melão, manga, abacaxi. De preferência as frutas com casca, tais como pêssego, ameixa vermelha, uva, etc... 
  • Consuma carnes magras sem gordura aparente (peixes sem pele);
  • Prefira produtos integrais, como pão integral, arroz integral e biscoitos à base de farinha integral;
  • Ingerir 2 litros de água por dia.

IMPORTANTE: A ingestão das fibras alimentares tem que está associada à ingestão de líquidos. Caso contrário, o efeito será contrário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário