segunda-feira, 7 de outubro de 2013

CÂNCER DE MAMA: A informação e a prevenção são as melhores forma de combater esse mal!!



CÂNCER DE MAMA: A mulher brasileira é uma heroína, pelo fato de cuidar da casa, dos filhos, do marido, por estudarem, trabalharem... Vira-se em mil e ainda acham tempo para cuidar de si. Possuem uma vaidade imensa, seja em torno do seu corpo, alma ou ego, cuidam dos cabelos, unhas, adoram maquiagem, roupas da moda enfim... Cuidam de si! Mulherada, vamos usar esses cuidados com a vaidade na saúde? Da mesma forma que cuidam dos cabelos, unhas, a mama também merece esse cuidado! 
Mas afinal, porque a mama é tão importante? Segundo o Dr. Dráuzio Varella “Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se formam nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos canais chamados ductos”, o médico também enfatiza que o aleitamento materno é uma forma de prevenção ao câncer de mama. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira. No Brasil apesar da diminuição das taxas de mortalidade ainda são consideradas altas, provavelmente porque a doença é diagnosticada em estágios avançados. Mas afinal, o que é o Câncer? Segundo a 2ª edição da revista ABC do câncer: Abordagens básicas para o controle do câncer. / Instituto Nacional de câncer José Alencar Gomes da Silva, ano 2012. O câncer é o nome geral dado a um conjunto de mais de 100 doenças, que têm em comum o crescimento desordenado de células, que tendem a invadir tecidos e órgãos vizinhos. Dessa forma o Câncer de Mama é causado por essa multiplicação anormal das células da mama, que forma o tumor maligno. Existe alguns fatores de risco relacionado ao câncer de mama, ou seja, algumas pessoas tem predisposição seja genética ou de hábitos de vida para adquirir a doença, vale ressaltar que não é pelo fato de você se encaixar em um dos fatores de risco que você terá o câncer de mama, mas é uma forma de se cuidar melhor. O caderno de atenção básica de saúde da mulher do Ministério da Saúde traz como fatores de risco para CA de mama, histórico pessoal ou Familiar de câncer de mama, história de nódulos benignos na mama, menarca precoce (primeira menstruação antes dos 10 anos), nuliparidade (mulheres que nunca tiveram filhos), gravidez após os 30 anos, menopausa tardia, obesidade, ingestão de álcool, reposição hormonal entre outros fatores. Diante de tudo que foi explicado, vamos as principais formas de prevenções. 

Na década de 50 o auto exame das mamas era visto como uma das mais importantes estratégias para prevenção, hoje ainda é importante, porém, além do auto exame, a mulher precisa estar atenta a alguns possíveis sinais do câncer de mama, como: vermelhidão ou ardor nos seios, secreções desconhecidas entre outros sinais que será mostrando no post com os 12 sinais do câncer de mama. O auto exame pode ser realizado mensalmente cinco dias antes ou cinco dias depois da menstruação. Outra forma de prevenção é o exame clinico que é realizado por um profissional da saúde, e ainda temos a mamografia que é a principal forma de prevenção, pois permite descobrir o CA em fase inicial. 

A alimentação tem sido associada com o processo de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, principalmente os de mama. Alguns tipos de alimentos se consumidos regularmente durante longos períodos de tempo, podem transformar células saudáveis em células cancerosas. Existem os alimentos que protegem o organismo e outros que aumentam o risco do surgimento da doença. Baseado nisto, o ideal é optar pelo consumo de carnes brancas, como peixe e frango e evitar o consumo de carnes processadas como frios, embutidos (salsichas, linguiça), carnes defumadas, carnes com gordura aparente e frituras. Por isso, é de suma importância adotar hábitos de vida saudáveis para evitar o aparecimento desta doença incluindo frutas, vegetais (verduras e legumes variados), grãos integrais e outras plantas nas refeições. Pois, os mesmos além de conter nutrientes tais como fibras, vitaminas e minerais, vão atuar na prevenção e controle, minimizando o impacto do acometimento por essa doença, em decorrência de muitos compostos fitoquímicos que são excelentes agentes quimiopreventivos, frequentemente encontrados nesses alimentos e, com isso, irão auxiliar nas defesas naturais do organismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário