A partir de algumas dúvidas comuns, separamos alguns mitos e verdades em relação ao câncer.
O câncer é hereditário – MITO
Não, salvo alguns casos raros, como o retinoblastoma que é um tipo de câncer no olho que ocorre em crianças. No entanto, alguns fatores genéticos tornam algumas pessoas mais susceptíveis à ação dos agentes cancerígenos ambientais, explicando o fato de quando expostas a um mesmo agente, algumas pessoas desenvolvem a doença.
O câncer é contagioso – MITO
Mesmo os cânceres causados por vírus não são contagiosos. No entanto, alguns vírus oncogênicos (capazes de produzir câncer) podem ser transmitidos por meio do contato sexual, transfusões de sangue ou seringas contaminadas, utilizadas para injetar drogas. Como exemplos de vírus carcinogênicos têm-se o vírus da hepatite B (câncer de fígado) e o vírus HTLV (leucemia e linfoma de célula T do adulto).
O câncer tem cura – VERDADE
A sociedade tende a acreditar que o câncer é sempre sinônimo de morte, e que seu tratamento raramente leva à cura, sendo que mais da metade dos casos de câncer já tem cura, principalmente quando são tratados em estágios iniciais e acompanhados corretamente, o que demonstra a importância do diagnóstico precoce.
O câncer pode ser prevenido – VERDADE
Podem ser prevenidos os cânceres causados pelo tabagismo, pelo consumo de bebida alcoólica e os relacionados à dieta alimentar, e os cânceres de pele que podem ser evitados com o uso de protetor solar.
Câncer de pele é mais comum em pessoas acima de 40 anos – VERDADE
Os efeitos nocivos do sol são cumulativos, por isso é comum que o câncer de pele e as lesões apareçam após os 40 anos.
A destruição da camada de ozônio aumenta as chances de se desenvolver algum tipo de câncer, principalmente o câncer de pele – VERDADE
Com a destruição da camada de ozônio, os raios UV-B e UV-C aumentam sobre a Terra. Os raios UV-B estão diretamente relacionados ao surgimento do câncer de pele e os raios UV-C são potencialmente mais carcinogênicos do que os UV-B.
A maior incidência de câncer de pele ocorre na cabeça, no rosto e no pescoço – VERDADE
Isto acontece porque estas são as áreas mais expostas à radiação solar.
O uso do filtro solar protege contra todos os raios ultravioleta – MITO
Nem todos os filtros solares oferecem proteção completa para os raios UV-B e UV-A. Como eles disfarçam os sinais do excesso da exposição ao sol, as queimaduras não são percebidas e as pessoas continuam se expondo. O problema é que radiações como as infravermelhas não são bloqueadas pelos filtros solares.
Pintas e sinais podem virar câncer – VERDADE
O câncer de pele que se origina de sinais escuros ou pode se assemelhar a pintas e sinais é conhecido por Melanoma Maligno. Se não detectado e tratado, é um dos mais mortais tipos de câncer.
O tabaco causa apenas câncer de pulmão – MITO
O hábito de fumar é a principal causa do câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. Também contribui para o surgimento do câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim e estômago, além de algumas formas de leucemia.
Desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama – MITO
De forma alguma. Esse é um boato que circula na Internet, mas nada tem de verdadeiro. Na axila nem existem células mamárias. Não existem pesquisas ou estudos que demonstrem haver qualquer ligação entre as duas coisas. O que pode acontecer é o entupimento de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário