quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Benefícios da Banana


A banana é uma fruta integradora, presente em todas as mesas e consumida por todas as classes sociais independentemente da faixa etária. É uma fruta saudável, saborosa, nutritiva, devendo assim ser consumida periodicamente por aqueles que são saudáveis e por aqueles que procuram recuperar a saúde. Portanto, você poderá consumir a banana e usufruir de todos os benefícios que ela proporciona.


“Ó bendita saúde! Contido a amena primavera floresce com suas belezas; sem ti, ninguém é feliz.” (Robert Burton)



quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Postura: Saiba a forma correta de carregar seu bebê


A maneira como você pega seu bebê influencia a postura que ele vai ter no futuro. Aprenda a posição que ajudam no desenvolvimento dele e que não causarão dor nas suas costas. A postura ou alinhamento corporal, refere-se à posição do corpo, para ou em movimento, e envolvendo o estado de equilíbrio das diversas partes corporais sob ação da gravidade. Bons hábitos posturais conduzem boa aparência, eficiência mecânica nos movimentos e menor risco de lesão, sendo dependentes da força e da flexibilidade, aliadas à prática consciente e inconsciente que produzem esses hábitos. 


Referência: NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 5. ed. rev. atual. Londrina: Midiograf, 2010.

"Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer." (Arthur Schopenhauer)

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DICA DO DIA: Como ficar bem na terceira idade!


Para ter uma velhice saudável e feliz não requer muito esforço, requer dedicação! Pois são apenas cuidados básicos porém indispensáveis que pessoas com mais de 60 anos devem zelar, são vários os cuidados desde uma alimentação saudável até a prática de exercícios.

sábado, 26 de outubro de 2013

Recusa Alimentar: O que fazer com a criança que não come?


Nos primeiros anos de vida dos filhos é comum escutar dos pais as reclamações e preocupações com o fato da falta de apetite das crianças, geralmente por volta dos cincos anos de idade essa dificuldade de se alimentar é mais aparente, os pequenos começam a apresentar menor interesse pela comida e frequentes oscilações na preferência alimentar e aceitação dos alimentos. As razões desse comportamento são bastante complexas, devido às interações de característica familiares e contextos sociais, além do fato que segundo a faixa etária, pode-se ter uma causa predominante para o quadro de inapetência. Em função disto, o ideal é trabalhar no cotidiano a prevenção dessa recusa alimentar de acordo com as fases de desenvolvimento das crianças.
A etiologia da recusa alimentar, ou seja, a causa esta diretamente relacionada com as etapas de crescimento e desenvolvimento das crianças, assim como o comportamento dos pais na rotina do cumprimento do ritual alimentar. Do ponto de vista fisiológico é explicado pelo fato dos lactentes (crianças de 29 dias a 2 anos que mamam) apresentarem um metabolismo mais intenso, isso em função da velocidade de seu crescimento, por esse motivo possui apetite maior, porém a medida que a criança se desenvolve se faz necessária a introdução gradativa dos alimentos.
Portanto, a prevenção ainda é a melhor maneira nos casos da recusa alimentar, pois uma alimentação saudável previne danos secundários como retardo no crescimento e deficiências nutricionais. Algumas das dicas:

  • Incentivar a alimentação independente;
  • Oferecer frutas, verduras legumes em todas as refeições;
  • Diminuir a preparação das comidas favoritas;
  • Limitar o consumo de líquido durante a refeição. Água e suco devem ser oferecidos durante a refeição com cuidado;
  • Respeitar períodos de pouco apetite e preferências alimentares;
  • Listar as preferências da criança e, toda semana, acrescentar dois tipos diferentes de comida com textura semelhante ao grupo original;



Atenção: Caso a recusa alimentar persista por muito tempo, procure um profissional especializado.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Os cuidados com pele oleosa


Existem cuidados básicos que podem evitar que a pele fique oleosa.
A pele oleosa é um mal que pode afetar a autoestima de qualquer pessoa, afinal, ninguém gosta de ir a uma festa ou andar pelas ruas com a sensação de estar com o rosto úmido e brilhante. De acordo com especialistas, a herança genética, o estresse, maus hábitos na alimentação, exposição excessiva ao sol e as alterações hormonais são fatores que contribuem para a oleosidade da pele. Mas isso não é motivo de desespero e pânico, existem alguns cuidados básicos que podem ser feitos para que esse problema seja evitado.
Veja alguns cuidados com a pele oleosa:


• Lavar o rosto pelo menos três vezes ao dia (se possível com água fria);
• Esfoliar a pele uma vez por semana;
• Usar gel hidratante e maquiagem que contenha filtro solar;
• Passar o gel hidratante uma vez ao dia (pele oleosa não quer dizer que é hidratada);
• Quando for dormir retirar a maquiagem;
• Ter em mãos sempre um lenço para retirar o excesso de oleosidade da pele;

Se mesmo com esses cuidados a oleosidade persistir, é importante que a pessoa procure um dermatologista para um tratamento específico de acordo com o diagnóstico. É importante tomar cuidado com produtos que serão utilizados na pele, alguns deles podem causar desconforto e irritação.



quinta-feira, 24 de outubro de 2013

SUCO DETOX


Gordura, sal, açúcar, corante, conservantes, agrotóxicos, álcool, enfim... Não são poucas as toxinas que o nosso organismo recebe diariamente. E o fígado sendo o órgão responsável por eliminá-las naturalmente, claro, não dá conta da "faxina" completa. Resultado: diminuição da imunidade, menor absorção de nutrientes pelo organismo, desaceleração do metabolismo e... dificuldade para emagrecer. É nesse momento então que um detox se faz necessário. O suco detox além de desintoxicar o organismo ele vai atuar na eliminação dos radicais livres do nosso organismo, através dos alimentos e propriedades anti-inflamatórias que são encontradas nas frutas e verduras usadas para a preparação. O mesmo deve ser ingerido pela manhã ainda em jejum. 

DICA:
Não coe o suco. Porque ao coar você retira as fibras e demais componentes que podem estar presos a elas! 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

ALONGAMENTO


O alongamento é uma manobra terapêutica elaborada para aumentar o comprimento de estruturas de tecidos moles e encurtados e, assim aumentar a amplitude de movimento, recuperar o comprimento dos músculos, reduzirem a tensão e aumentar a flexibilidade, permitindo movimentos mais coordenados e eficientes. Quanto maior o comprimento muscular, maior capacidade dele se contrair e melhorar o rendimento, pois a manutenção e recuperação da elasticidade muscular garantem um maior desempenho muscular.

  • Deve ser realizado em extensão completa, sem ultrapassar a amplitude máxima
  • Realizar movimentos graduais até o ponto de ligeiro desconforto
  • O alongamento ocorre mais facilmente se o músculo está aquecido

A diminuição da ADM pode restringir a capacidade funcional, impedir a participação nas atividades físicas e aumentar o risco de lesões traumáticas. 
Benefícios do alongamento:
  • Relaxamento do estresse e da tensão;
  • Relaxamento muscular, manutenção da mobilidade articular;
  • Reduzir o risco de entorse articular ou lesão muscular;
  • Melhora eficiência do movimento;
  • Melhora da aptidão, postura e simetria corporal;
  • Alívio de câimbras;
  • Diminuir a dor e a sensibilidade dolorosa nos pontos de tensão;
·      Recomendações práticas:
  • Realizar alongamento somente quando houver bem estar físico;
  • Usar roupas adequadas;
  • Iniciar atividade lenta e gradativa para permitir adaptação;







terça-feira, 22 de outubro de 2013

CÂNCER DE PRÓSTATA


A próstata é uma glândula que só os homens possuem, seu tamanho compara-se a uma ameixa e seu formato a de uma maçã, essa glândula encontra-se localizada na parte baixa do abdômen logo abaixo da bexiga e à frente do reto, envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é armazenada. A próstata é responsável pela produção de boa parte do esperma do homem, a partir dos 40 anos, ela pode crescer a ponto de atrapalhar a passagem da urina. No Brasil o câncer de próstata ocupa o 2º lugar no ranking dos cânceres mais comuns entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Esse câncer é considerado o câncer da terceira idade, pelo fato de três quarto dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
Em fase inicial o câncer de próstata tem evolução silenciosa, ou seja não apresenta sintomas, quando apresentam são sintomas semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar inúmeras vezes mais durante o dia ou noite). Na fase avançada pode apresentar sintomas urinários mais graves chegando a uma infecção generalizada ou insuficiência renal, a dor óssea também faz parte de um dos sintomas da fase avançada.
Quanto as formas de prevenção são várias dentre elas o fator idade, pois a idade é um fator risco importante para esse câncer, a incidência e a mortalidade amentam após os 50 anos de idade. Fatores hereditários também fazem parte dessa estimativa, pai ou irmão antes dos 60 anos pode aumentar o risco de ser ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral. Como já citamos aqui está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal ajudam a diminui o risco de câncer, assim como a prática de atividade física.
O diagnóstico é baseado pelo toque retal, pelo exame de PSA (antígeno prostático específico) e pela biópsia, teste em que um fragmento da glândula é retirada para análise e acusar um possível adenocarcinama. Uma das dúvida mais frequentes é a questão de quando se fazer o exame de próstata, o exame deve ser feito quando apresentar algum dos sintomas citados no início desta matéria. E mesmo quando não tem sintomas deve ser realizado por: 
Homens acima de 45 anos, todo homem deve procurar orientação médica.
  • Acima de 40 anos, homens com casos de câncer de próstata na família (pai ou avô).


    PREVINA-SE 


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL


A constipação intestinal pode ocorrer em qualquer idade e vai desde fezes endurecidas, sensação de esvaziamento retal incompleto, esforço para defecar e ausência/diminuição de movimentos intestinais, fezes diárias com menos de 35g, defecações inferiores a três vezes por semana ou espaço de três dias ou mais sem defecar. Apesar de haver conceitos subjetivos e objetivos a respeito de constipação intestinal, o mais apropriado para se identificar a tal patologia ainda é baseado nesses estados citados acima.
Estudos mostram que dietas pobres em fibras alimentares e ricas em alimentos refinados são apontadas como uma das principais causas da constipação intestinal. Além da ausência de fibra alimentar no organismo, outras razões podem está relacionada com essa patologia, como: falta de exercícios físicos, pouca ingestão de líquidos, além de doenças gastrintestinais.
A fibra tem capacidade hidrofílica, promovendo a retenção de água e aumento do bolo fecal. Com o volume aumentado, há o amolecimento das fezes, promovendo o estímulo mecânico do peristaltismo, o que leva ao aumento da progressão fecal e da frequência de evacuações. Baseado nisto, o indivíduo deve alterar o estilo de vida, persistir no tratamento convencional, mesmo os resultados sendo mais demorados, buscar apoio junto a profissionais qualificados que possam orientá-lo no consumo de alimentos ricos em fibras alimentares, proporcionando, desta forma, maiores benefícios e solucionando, muita vezes, o problema da constipação intestinal.

Veja abaixo algumas dicas para fazer com que a ingestão de fibras vire hábito: 
  • Incluir diariamente no almoço e no jantar verduras cruas como alface, rúcula, repolho, couve, espinafre e outras, assim como legumes cozidos, tais como, abobrinha berinjela, brócolis, couve-flor;
  • Consumir frutas laxativas como laranja e tangerina com bagaço, mamão (com as sementes), melancia, melão, manga, abacaxi. De preferência as frutas com casca, tais como pêssego, ameixa vermelha, uva, etc... 
  • Consuma carnes magras sem gordura aparente (peixes sem pele);
  • Prefira produtos integrais, como pão integral, arroz integral e biscoitos à base de farinha integral;
  • Ingerir 2 litros de água por dia.

IMPORTANTE: A ingestão das fibras alimentares tem que está associada à ingestão de líquidos. Caso contrário, o efeito será contrário!

sábado, 19 de outubro de 2013

DICA DO DIA



Esse cuidado serve para todas as mulheres, de todas as faixas etárias, desde crianças a idosas. 

  • A limpeza da peça intima deve ser feita com sabão de coco em barra, pois os sabonetes e sabão em barra são superficiais e os componentes químicos podem trazer danos à saúde, já o sabão de coco é a melhor escolha pelo fato do PH neutro do produto não agredir as partes intima e não trazer complicações para as mulheres. 
  • É importante colocar a peça intima para secar em local arejado com sombra, pois o sol agride o tecido das peças. 
  • Opte sempre por não passar sua peça intima, use apenas o ferro na região da calcinha para matar possíveis bactérias que ainda permanecerem no local. 
  • A famosa lavagem no chuveiro não é suficiente para a eliminação das bactérias. 


Portanto mulheres vamos nos cuidar, nossa saúde agradece J


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

MITOS E VERDADES: SOBRE HIGIENE INTIMA


Para algumas mulheres falar sobre higiene intima ainda é “tabu” um tanto embaraçoso, que na maioria das vezes gera muitas dúvidas sobre essa temática. Por esse motivo levantamos alguns mitos e verdades sobre esse assunto.

Somente as mulheres com uma vida sexual ativa precisam tomar cuidado com a higiene intima?
MITO. Desde de criança as meninas devem aprender a fazer higienização correta e procurar usar roupas que favoreçam a ventilação no local.

Usar protetor diário pode causar alergias e irritação?
VERDADE. Usar protetor diário deixa a região da genitália abafada consequentemente impedindo a ventilação dessa área, favorecendo a proliferação de bactérias e fungos, dessa forma aumenta o risco de corrimento vaginal ou infecção, além de tudo pode causar alergia, irritação e coceira.

O absorvente interno pode tirar a virgindade?
MITO. As mulheres virgens podem fazer uso de do absorvente interno, o produto não rompe o hímen que é a membrana elástica e resiste bem à colocação dos absorventes internos.

É melhor papel higiênico branco e sem perfume do que os coloridos perfumados?
VERDADE. O perfume e a tinta do papel higiênico podem agredir a mucosa da vagina e irrita-la. Entre os sintomas mais comuns coceira, ardência e dor na relação sexual.

As calcinhas de algodão são mais recomendadas que as calcinhas sintéticas?
VERDADE. A calcinha de algodão facilita a transpiração e a ventilação da vagina. As cores também são fatores determinantes para causar prejuízo, tendo em vista que algumas calcinhas com cores fortes podem liberar sustâncias químicas e causar irritação. Sendo assim a calcinha indicada para o dia a dia é a calcinha de algodão. 

Dormir sem calcinha reduz a chance de proliferação de fungos e bactérias?
VERDADE. Quanta mais ventilada a região intima estiver, menor o risco de proliferação de fungos e bactérias. Lembrando que durante o dia a mulher deve usar calcinha, somente na hora de dormir deve retira-la.


quinta-feira, 17 de outubro de 2013

QUALIDADE DE VIDA ALIADA A UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



Hoje em dia, muito se ouve falar em alimentação saudável, mas nem sempre as pessoas sabem como fazê-la corretamente. Para ter uma alimentação saudável é importante realizar mudanças significativas no estilo de vida, entre as quais, adotar uma dieta balanceada juntamente com um programa de exercícios físicos regulares.
A alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem constituir um organismo saudável e auxiliar a função imunológica. Uma alimentação saudável contribui também para proteger contra doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) e potencialmente fatais, como: diabetes, hipertensão, acidente vascular encefálico, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, que, em conjunto, estão as principais causas de incapacidade de morte no Brasil e em vários outros países.
O aprendizado de um novo comportamento alimentar compreende em comer quantidades e em frequências adequadas, combinando isso à qualidade das refeições. As recomendações a seguir ajudam a criar um novo comportamento alimentar e a viver com saúde:

Não faça dietas da moda nem a dieta "da vizinha". Oriente-se com um profissional capacitado;

Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum . Isso faz com que se tenha muita fome na próxima refeição e que se coma além do limite;

Procure fazer as refeições em lugar tranquilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

Controlar as porções e evitar sempre os excessos;

Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta à digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

Mastigar bem os alimentos, comer devagar para facilitar a digestão;

Os alimentos ricos em açúcar devem ser reduzidos. Substitua os doces por frutas e os refrigerantes por sucos de frutas;

Dê preferência a leites e iogurtes desnatados, e aos queijos brancos;

Ingerir 2 litros de água durante o dia, pois além de hidratar o nosso corpo, auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

Utilize condimentos naturais para temperar a sua alimentação como: orégano, limão, alho, cebola, salsa, cebolinha, evitando assim o consumo de molhos ricos em gorduras e o excesso de sal (knorr, sazon, molhos prontos...);

Dar preferência aos grãos integrais;

Aumente a ingestão de frutas, verduras e legumes e aproveite sempre que possível às cascas e os bagaços. As fibras contidas nestes alimentos ajudam o organismo no controle da glicose, colesterol, hipertensão e no funcionamento do intestino;

Fazer atividade física regularmente contribui para o fortalecimento dos ossos, previne e trata do colesterol alto, hipertensão, diabetes e obesidade, Procurar um Educador Físico o quanto antes, para orientações de qual a atividade física mais indicada a se praticar.

LEMBRE-SE: As melhorias aparecem rápido! Com força de vontade, dedicação e responsabilidade, é possível atingir o objetivo de emagrecer com saúde. Uma boa qualidade de vida só é garantida se for possível conciliar mente, corpo e espírito em ótimas condições.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

AMAMENTAÇÃO


O leite materno é rico em proteínas gordura, vitaminas e água, além de conter elementos como anticorpos e glóbulos brancos, que protege o bebê de doenças, proporcionando benefícios a mãe, família e ambiente. Atualmente as mulheres costuma ser mais independentes, trabalham fora e ainda cuida da casa, esse é um dos motivos que leva a escolha de não amamentar, outro motivo é a falta de informação sobre os benefícios que amamentação traz para a vida não só da mulher mais de toda a família. A preparação das mamas para uma boa amamentação eficaz inicia-se na gestação, a partir de alguns elementos como uma alimentação saudável, que possibilita a produção do leite. Após o nascimento o bebê é necessário que ocorra a estimulação para a descida do leite, esta estimulação ocorre no momento que o bebê sugar o peito da mãe, assim começa a amamentação, nessa hora é necessário que a mãe esteja tranquila, a ansiedade e tensão são fatores que implicam de forma negativa na descida do leite. Agora vamos partir para os benefícios

Para o Bebê:
·         Protege as crianças das diarreias, alergias, pneumonia, otites.
·         Menor probabilidade de obesidade, asmas.
·         Redução de cárie dentária, melhor desenvolvimento mandibular, dentário e fala.
·         É facilmente digerido.
·         Melhora o desenvolvimento mental do bebê.
·         Melhor resposta a vacinas.
·         Melhor desenvolvimento da visão
·         Maior proteção contra microrganismos específicos, como vírus e bactéria.
·      Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce entre a mãe e a criança.
  
Para a Mãe:
Promove uma recuperação rápida após o parto, contribuindo para a diminuição das hemorragias e facilita a recuperação da silhueta corporal anterior à gravidez
A mãe que amamenta se sente mais segura e menos ansiosa.
Diminui o risco de cancro da mama, cancro do ovário na fase pré-menopausa, osteoporose, doenças cardíacas, diabetes e artrite reumatoide.
Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente.
A amamentação exclusiva protege da anemia (deficiência de ferro). 

Para a família: 
A amamentação é mais econômica para a família! Dispensando o gasto com latas de leite. 
Facilita viagens, passeios e mobilidades em geral. 

Para o Ambiente: 
Evita a produção de lixo não deteriorável facilmente (latas, biberões, tetinas entre outros matérias). 



terça-feira, 15 de outubro de 2013

LER - Lesão por esforço repetitivo


O que é LER/DORT
A LER ou lesão por esforço repetitivo, é designada como toda e qualquer lesão causada por movimentos repetitivos e contínuos, devido à sobrecarga no sistema músculo-esquelético. É um conjunto de doenças que atingem principalmente os membros superiores (porém, não somente) atacando músculos, nervos e tendões gerando irritações e inflamação. A LER ocorrem em decorrência ao esforço excessivo, má postura, stress e más condições de trabalho. Em 1998 o INSS introduziu o termo DORT – Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho equiparando-a a LER. A diferença entre a LER e DORT é que a DORT só é caracterizada quando o fator gerador da doença LER tenha sido o trabalho e para tanto é imprescindível uma vistoria no posto de trabalho para comprovar a existência da tríade (lesão, nexo e incapacidade).

Quais as principais vítimas?
As profissões mais afetadas são digitadores, professores, publicitários, jornalistas, bancários e todos os profissionais que têm o computador como companheiro de trabalho.

Quais as patologias mais comuns?
Tenossinovite, tendinites, epicondilite, síndrome do tunel do carpo, bursite, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico e síndrome do pronador redondo.

Sintomas
O primeiro sintoma é a dor, seguida de formigamento, dormência, insensibilidade ou falta de força para segurar objetos por exemplo. Em estágios avançados as inflamações podem gerar um processo degenerativo afetando nervos e vasos sanguíneos de maneira prejudicial, causando deformidades como cistos, inchaços, perda de potência, podendo a dor se tornar insuportável.

Quais as possíveis causas da LER?
Posto de trabalho inadequado e ambiente de trabalho desconfortável;
Atividades no trabalho que exijam força excessiva com as mãos;
Posturas inadequadas e desfavoráveis às articulações;
Repetição de um mesmo padrão de movimento;
Jornada dupla ocasionada pelos serviços domésticos;
Atividades esportivas que exijam grande esforço dos membros superiores;
Compressão mecânica das estruturas dos membros superiores;
Ritmo intenso de trabalho;
Jornada de trabalho prolongada;
Falta de orientação de profissional de segurança e ou medicina do trabalho;
Mobiliário mal projetado e ergonomicamente errado;
Postura fixa por tempo prolongado;
Tensão excessiva e repetitiva provocada por alguns tipos de esportes.

Algumas dicas para prevenir a LER
Para pessoas que trabalham com atividades repetitivas, é preciso que a cada 25 minutos se faça uma pausa de 5 minutos para descanso, e a cada hora de trabalho, saia da cadeira e se movimente;
Durante o tempo de pausa faça exercícios de alongamento para manter os tecidos irrigados;
Beba água regularmente durante o dia;
Mantenha uma postura adequada, com os ombros relaxados, apoiando-se no encosto da cadeira, e os pulsos retos;
Mantenha as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão;
Sente-se de forma que o assento da cadeira e as suas costas formem um ângulo reto;
Use uma cadeira que se ajuste à mesa de trabalho, de forma que ela se ajuste a você;
Caso trabalhe com computadores, prefira que o monitor fique a altura dos olhos, e a uma distância equivalente à distância do seu braço;
Ar condicionado muito forte no ambiente de trabalho afeta a circulação e pode contribuir para a ocorrência de LER;
Prefira teclados e mouse que possuam apoiadores, que evitam a obstrução da circulação sanguínea.

domingo, 13 de outubro de 2013

DICA DO DIA: POSTURA CORRETA



A postura correta é a posição na qual um mínimo de estresse é aplicado em cada articulação, sendo também definida como a capacidade de manter o centro de massa corporal em relação à base de sustentação, com o intuito de impedir quedas e permitir o desempenho correto dos movimentos.

Quando ficamos sentados por um longo período no trabalho, escola ou faculdade o ideal é manter as costas retas e apoiadas no encosto da cadeira. Os pés devem ficar apoiados no chão, à cabeça erguida e com olhar fixo para frente. Os ombros devem ficar relaxados e os joelhos devem ficar em ângulo de 90 graus em relação aos quadris.
 
Em pé: o peso do corpo deve ser distribuído entre ambos os membros e os pés devem ficar apoiados no chão e voltados para frente. A cervical deve estar alinhada e os braços e ombros relaxados, evitando contrair o pescoço. Caso permaneça um longo período na mesma posição, repousar alternadamente um dos pés sobre um objeto.
 
Bolsas e mochilas: evitar sobrecarregar um lado só do corpo com o peso de mochilas e bolsas. As alças da mochila devem ser apoiadas nos dois ombros. Já as bolsas e sacolas devem ter o peso dividido nas duas mãos.
 
Caminhadas e corridas: na hora de realizar caminhadas e corridas é essencial manter as costas retas, o abdome contraído, a cabeça erguida com olhar fixo para frente. O calçado deve ser leve, sem salto e adequado para praticar esportes.
 
Referencia: GUIMARAES, MMB; SACCO, ICN e  JOAO, SMA. Caracterização postural da jovem praticante de ginástica olímpica. Rev. bras. fisioter. [online]. 2007, vol.11, n.3, pp. 213-219. ISSN 1413-3555.)
 
 


 

 

 

sábado, 12 de outubro de 2013

DICA DO DIA


A dica de hoje serve para toda família, em especial para as famílias que residem com crianças e idosos, ambos estão mais propicio-os a este risco. O calor e o tempo seco traz inúmeras consequências para a saúde, pelo fato de uma maior circulação de poeira, falta de manutenção em aparelhos de ar condicionado entre outros fatores. Nesse tempo é comum um amento de casos de reação alérgica, irritação na garganta, dor de cabeça, espirros, coriza e congestão. Diante disso separamos algumas dicas simples para atravessar o clima seco com a saúde em plena forma.

Mantenha o ambiente úmido: Umidificador de ar é sempre uma ótima forma de trazer a umidade para nossa casa, porém nem todo mundo tem acesso a esse aparelho pois seu custo não é barato. Mas isso não é problema, quem não tem umidificador pode usar uma toalha molhada e pendurá-la no quarto pouco antes de deitar, o resultado será o mesmo!

Beba bastante água: A hidratação é um grande aliado nesse processo, além de água pode ser feita com sucos de frutas naturais, água de coco, verduras e frutas suculentas.

Mantenha a casa limpa: O clima seco é mais propicio ao aparecimento dos ácaros e fungos, esse acumulo pode ser fator determinante para desencadear doenças respiratórias, é importante manter a higiene domestica em dia.


Cuide da Pele: Utilize cremes hidratantes para a pele, além de hidratar a pele possibilitar a sensação de “frescor” e relaxamento. Outro cuidado relacionado a pele é evitar banhos quentes nesse clima, a água nessa temperatura ressaca ainda mais a pele.

Evite problemas respiratórios e cuida da sua saúde :) 

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Mito ou verdade? Saiba mais sobre o câncer!






A partir de algumas dúvidas comuns, separamos alguns mitos e verdades em relação ao câncer.
O câncer é hereditário – MITO
Não, salvo alguns casos raros, como o retinoblastoma que é um tipo de câncer no olho que ocorre em crianças. No entanto, alguns fatores genéticos tornam algumas pessoas mais susceptíveis à ação dos agentes cancerígenos ambientais, explicando o fato de quando expostas a um mesmo agente, algumas pessoas desenvolvem a doença.

O câncer é contagioso – MITO
Mesmo os cânceres causados por vírus não são contagiosos. No entanto, alguns vírus oncogênicos (capazes de produzir câncer) podem ser transmitidos por meio do contato sexual, transfusões de sangue ou seringas contaminadas, utilizadas para injetar drogas. Como exemplos de vírus carcinogênicos têm-se o vírus da hepatite B (câncer de fígado) e o vírus HTLV (leucemia e linfoma de célula T do adulto).

O câncer tem cura – VERDADE
A sociedade tende a acreditar que o câncer é sempre sinônimo de morte, e que seu tratamento raramente leva à cura, sendo que mais da metade dos casos de câncer já tem cura, principalmente quando são tratados em estágios iniciais e acompanhados corretamente, o que demonstra a importância do diagnóstico precoce.

O câncer pode ser prevenido – VERDADE
Podem ser prevenidos os cânceres causados pelo tabagismo, pelo consumo de bebida alcoólica e os relacionados à dieta alimentar, e os cânceres de pele que podem ser evitados com o uso de protetor solar. 

Câncer de pele é mais comum em pessoas acima de 40 anos – VERDADE
Os efeitos nocivos do sol são cumulativos, por isso é comum que o câncer de pele e as lesões apareçam após os 40 anos.

A destruição da camada de ozônio aumenta as chances de se desenvolver algum tipo de câncer, principalmente o câncer de pele – VERDADE
Com a destruição da camada de ozônio, os raios UV-B e UV-C aumentam sobre a Terra. Os raios UV-B estão diretamente relacionados ao surgimento do câncer de pele e os raios UV-C são potencialmente mais carcinogênicos do que os UV-B.

A maior incidência de câncer de pele ocorre na cabeça, no rosto e no pescoço – VERDADE
Isto acontece porque estas são as áreas mais expostas à radiação solar.


O uso do filtro solar protege contra todos os raios ultravioleta – MITO
Nem todos os filtros solares oferecem proteção completa para os raios UV-B e UV-A. Como eles disfarçam os sinais do excesso da exposição ao sol, as queimaduras não são percebidas e as pessoas continuam se expondo. O problema é que radiações como as infravermelhas não são bloqueadas pelos filtros solares.

Pintas e sinais podem virar câncer – VERDADE
O câncer de pele que se origina de sinais escuros ou pode se assemelhar a pintas e sinais é conhecido por Melanoma Maligno. Se não detectado e tratado, é um dos mais mortais tipos de câncer.

O tabaco causa apenas câncer de pulmão – MITO
O hábito de fumar é a principal causa do câncer de pulmão, laringe, faringe, cavidade oral e esôfago. Também contribui para o surgimento do câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim e estômago, além de algumas formas de leucemia.

Desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama – MITO
De forma alguma. Esse é um boato que circula na Internet, mas nada tem de verdadeiro. Na axila nem existem células mamárias. Não existem pesquisas ou estudos que demonstrem haver qualquer ligação entre as duas coisas. O que pode acontecer é o entupimento de algumas glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ANTICONCEPCIONAIS ORAIS COMBINADOS


Os anticoncepcionais orais combinados é a escolha de quase todas as mulheres, na maioria das vezes pelo fato de ficar sob o controle da mesma e poder interromper a ingestão a qualquer momento sem o auxílio de um profissional de saúde, também pelo fato desse método não interferir no sexo. Mas o que muitas mulheres não sabem é que apesar de ser um excelente método apresenta muitas contraindicações e o uso do anticoncepcional sem acompanhamento médico pode colocar a saúde em risco. Entretanto com tudo isso o que se ver atualmente é a maioria das mulheres ao iniciar a vida sexual começa a tomar por conta própria desconhecendo os riscos.


O que são anticoncepcionais orais combinados?
São pílulas que contém baixas doses de dois hormônios, um progestógeno e
um estrógeno, que são similares aos hormônios naturais produzidos pelas mulheres progesterona e estrógeno. Esses anticoncepcionais orais combinados também são conhecidos por “Pílula”, são encontrados em cartelas contendo de 21 a 24 comprimidos.

Como funciona os AOCs?
A pílula age no organismo impedindo a produção natural dos hormônios, e consequentemente impedindo a liberação de óvulos pelos ovários (ovulação).

Qual a eficácia?
A eficácia de qualquer método depende da mulher, é necessário fazer ingestão diária sempre no mesmo horário para que tenha eficácia esperada. O risco de grande é maior quando a mulher começa uma nova cartela de pílulas com três ou mais dias de atraso ou deixa de tomar três ou mais pílulas perto do início ou fim de uma cartela. Algumas interações medicamentosas como o uso de antibióticos.

Quais fatores influencia para que a eficácia diminua?
Como falado anteriormente o uso de antibiótico com a pílula diminui a eficácia, assim como esquecer de tomar uma ou mais pílula, atraso em começar uma nova cartela, está fazendo uso de algum tipo de diurético, má absorção gastrointestinal devido ao vômito ou diarreia.

Quais os efeitos colaterais mais comuns?
Alterações na menstruação (sangramento em menor quantidade, e menos dias de sangramento, sangramento irregular, sangramento ocasional), dores de cabeça, tontura, náuseas, sensibilidade nas mamas, alterações de peso, alterações de humor. Outra alteração física possível a pressão arterial chega a aumentar alguns pontos.

Quem não deve fazer uso de anticoncepcionais orais combinados?
Grávidas ou com suspeita de gravidez, estão amamentando até 90 dias depois do parto (exceto os que não contém estrógeno), cancro mamário, tumores do fígado, hepatite ou cirrose grave, mulheres com 35 anos de idade e que fumam muito e há muito tempo, têm hipertensão e outras doenças do coração, estão com sangramento fora do período menstrual, têm varizes, têm enxaqueca (dor de cabeça forte), têm convulsões, vão se submeter a cirurgia.

Quais os benefícios dos AOCs?
Ajudam a proteger contra riscos a gravidez, doença inflamatória pélvica sintomática, podem ajudam a proteger contra cistos ovarianos, anemia por deficiência de ferro, além de reduzir as cólica menstruais, problemas de sangramento dor na ovulação sintomas de endometriose.

Desfazendo alguns mitos!
·         Não torna a mulher infértil
·         Não alteram o comportamento sexual da mulher
·         Não se acumula no estômago. Ao contrário, a pílula se dissolve a cada dia