sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

MITOS E VERDADES DA GRAVIDEZ


Existe muitas histórias que giram em torno da gravidez, inúmeros contos e lendas que as mamães ficam sem saber o que fazer com tantas informações, algumas verdadeira e outras mentirosas, não passam de mitos que foi passando de geração para geração fazendo as mulheres acreditarem. Diante disso separamos 10 mitos e verdades para esclarecer e desmistificar algumas histórias que as vovós, titias e vizinhas ainda acham que são verdadeiras e deixam a futura mamãe confusa.

SEXO DURANTE A GRAVIDEZ FAZ MAL?
Mito. O sexo só é proibido se o médico diagnosticar alguma alteração na gestação como o deslocamento de placenta ou pressão arterial alta. Se não estiver problema algum com gestante e o bebê o sexo esta mais do que liberado, a relação sexual entre os pais deve ser estimulada, ajuda a manter a intimidade, não traz danos ao feto, exceto em casos especiais, além de aumentar o fluxo sanguíneo na área da bacia aumentando a oxigenação fetal, trazendo a sensação de bem-estar no bebê.

É NECESSÁRIO COMER POR DOIS?
Mito. É normal as grávidas engordarem, porém não é necessário comer por dois, a mulher deve aumentar entre 300 calorias por dia para que tenha uma gravidez saudável, sem um grande aumento de peso, se alimentar de 3 em 3 horas com alimentos saudáveis, isso é uma quantidade suficiente para que o bebê se desenvolva de forma satisfatória, a mulher deve comer mais qualidade e saudavelmente.

INCHAÇO EM GRÁVIDAS SEMPRE É SINAL DE PRESSÃO ALTA?
Mito. O edema ou inchaço é bastante comum, principalmente no final da gestação, a explicação para isso é a compressão de uma veia dentro do abdômen, e nem sempre significa que a pressão esta alta, porém é importante o acompanhamento médico para avaliar cada caso. Para amenizar esse conforto pode ser usado as meias de elásticas de compressão, elas favorecem o retorno venoso, diminuindo as dores nas pernas.

BEBER CERVEJA PRETA AJUDA A MULHER A NA PRODUÇÃO DO LEITE?
Mito. Assim como as demais cervejas a cerveja preta contém álcool e deve ser evitada durante toda a gestação e amamentação. Durante o aleitamento a mulher deve se alimentar bem com uma dieta variada rica em frutas, legumes, verduras, carboidratos, proteínas e muito liquido como água e sucos naturais. A mamãe deve repousar o máximo que conseguir, pois o hormônio do leito (prolactina) tem seu pico de liberação durante o sono.

INGERIR LIMÃO COMBATE O ENJOO?
Verdade. A saliva das grávidas pedem alimentos ácidos e temperos fortes, por isso o limão é uma boa opção.

FICAR EM JEJUM DIMINUI O ENJOO?
Mito. As mulheres devem comer mais vezes e em menos quantidade para diminuir os enjoos. O estômago quando vazio secreta um ácido que aumenta o enjoo, além de que quando passam certo tempo em jejum as grávidas correm o risco de sofrer hipoglicêmica, o que pode prejudicar o bebê.

AMAMENTAR EMAGRECE?
Verdade. Fabricar leite exige um alto gasto calórico do organismo e ajuda a eliminar a água retida no organismo, o que felizmente ajuda a emagrecer.

BARRIGA REDONDA INDICA MENINA E ESTICADA MENINO?
Mito. O formatado da barriga não tem relação nenhum com o sexo do bebê, o desenvolvimento da barriga depende a conformação física da mãe. 

UMA VEZ CESÁREA SEMPRE CESÁREA?
Mito com restrições. Após um parto cesário é possível dar a luz por vias naturais, sem complicações. Porém mulheres que foram submetidas a duas ou mais cesáreas não deveriam eleger o parto normal,  já que existe mais de uma cicatriz no útero, aumentando o risco de ruptura.

GRÁVIDAS NÃO DEVEM FAZER SAUNA OU PERMANECER EM BANHEIRAS COM ÁGUA QUENTE POR MUITO TEMPO?
Verdade. O calor estimula a vasodilatação do corpo, o que pode levar a um quadro de hipotensão arterial, o que diminui o aporte sanguíneo para o feto.

MAMÃE FIQUEM ATENTAS :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário